Dificuldade de acesso à tecnologia por grupos menos favorecidos será tema de workshops, palestras e muito mais.
Entre os dias 18 e 20 de novembro, a BlackTekFest – Feira de Experiências Tecnológicas, Inovação, Afroempreendorismo e Negócios chega a sua 2º edição e, este ano, aborda o tema “A Ressignificação Tecnológica e a Inclusão Digital”. Realizada pela ONG Afrobras em parceria com a Agência de Inovação da Universidade Zumbi dos Palmares (InovaZumbi), a feira, que integra a Virada da Consciência 2020, tem como objetivo construir estímulos coletivos para superar as desigualdades existentes ao acesso aos aparelhos tecnológicos públicos e privados.
Durante a feira, serão realizadas atividades com o objetivo de integrar professores, estudantes, acadêmicos e pesquisadores, centros de investigação governamentais e instituições de ensino para que possam debater, sob novos pontos de vista, a relação da população negra com a tecnologia. O compartilhamento de ideias será transmitido on-line através da plataforma digital da Virada que, além da BlackTek, oferecerá uma ampla programação, gratuita, entre os dias 17 e 22 deste mês, em comemoração à Semana da Consciência Negra.
“O atual cenário frente à pandemia torna a 2ª edição da BlackTekFest não apenas importante, mas de grande necessidade para, novamente, refletirmos sobre a implantação de ações afirmativas na área da tecnologia. Considerando o atual cenário em que vivemos, o distanciamento dos grupos menos favorecidos tornou-se ainda mais evidente”, comenta Igor Oliveira, professor, coordenador da InovaZumbi e organizador da feira.
A proposta da 2ª BlackTekFest é criar um ambiente em que seja possível iniciar um processo de imersão tecnológica constante, que possa ser compartilhado e sugerido como ferramenta de fomento e aproximação da população negra à bases tecnológicas. Os parceiros dessa edição são: Unibrad, Inovabra, Next, Brasscom, Sebrae, CIEE, InovaUnicamp, Idwall, Drones Lab, Universo da Criatividade, NIED, AfroTechBR, Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, AdeSampa e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
Congresso
Dentre as novidades do evento deste ano, destaca-se o 1º BlackTekFest Congress, congresso que contribui para a discussão sobre a inclusão digital e apresenta possibilidades e oportunidades no âmbito internacional. A iniciativa, construída por alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, é resultado de alguns dos trabalhos desenvolvidos pela InovaZumbi no último ano.
O BlackTekFest Congress acontece no último dia da feira, sexta-feira (20), e discute as seguintes abordagens nas mesas de debate: W.W.W – internet das coisas; Smart Cities e a Pandemia Periférica; Desigualdade, Mobilidade e Saúde; Educação Digital – Para Quem?; Retomada e Retrocesso: Antes e depois da COVID-19 e Genocídio Tecnológico.
Programação
1º dia – 18/11
SALA BRADESCO
- “T.I Como Oportunidade Para Pessoas Negras”
Horário: 10h30
Participante: Jessica Veridiana Santiago – Analista de Sistemas Júnior, formada pela Startup Socia Laboratória. - “Apresentações No Universo Online”
Horário: 16h
Participante: Luan Vinicius Barbosa – Facilitador pela UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco – nas áreas de Educação Financeira, Atendimento, Comportamental, Investimentos, Finanças e Produtos/Serviços bancários.
2º dia – 19/11
SALA UNICAMP
- “Webinar – Inovação e Futuro”
Horário: 14h
Participantes: Prof. Dr. Odair Marques da Silva (FICAFRO – Unicamp) / Georgia Bento (FICAFRO – Unicamp) - “Webinar – Inovações Tecnológicas na África”
Horário: 15h30
Participantes: Prof. Dr. Odair Marques da Silva (NIED – Unicamp / Autor Atlas Geocultural da África) - “Webinar – Transformação Digital”
Horário: 16h30
Participantes: PH Santos e Marlon Rodrigo Malachias (Rede Brasil Afro Empreendedor – REAFRO)
- “Webinar – Inovação na Ótica Negra”
Horário: 17h30
Participantes: Nyahn Ekyê Fernandes Duarte e Guilherme Augusto de Paula (Coletivo Conexão Preta)
3º dia – 20/11
- Mesa “Desigualdade, Mobilidade e Saúde”
Horário: 14h30
Participantes: Alex Andre Souza Roque / Lucas Alves de Oliveira (GEPEAMOV) - Mesa “Educação Digital – Para Quem?”
Horário: 16h
Participantes: Andreza Rocha / Digo Ribeiro - Mesa “Genocídio Tecnológico”
Horário 19h30
Participantes: Andreza Rocha / Vinícius Cosmo
Serviço
BlackTekFest 2ª Edição
Data: 18 a 20 de novembro (quarta à sexta-feira)
Onde: Transmissão pela plataforma digital da Virada da Consciência / www.viradadaconsciencia.com.br
Gratuito / Livre