2ª BlackTekFest aborda mudanças tecnológicas e a inclusão digital da população negra

Dificuldade de acesso à tecnologia por grupos menos favorecidos será tema de workshops, palestras e muito mais. 

Entre os dias 18 e 20 de novembro, a BlackTekFest – Feira de Experiências Tecnológicas, Inovação, Afroempreendorismo e Negócios chega a sua 2º edição e, este ano, aborda o tema “A Ressignificação Tecnológica e a Inclusão Digital”.  Realizada pela ONG Afrobras em parceria com a Agência de Inovação da Universidade Zumbi dos Palmares (InovaZumbi), a feira, que integra a Virada da Consciência 2020, tem como objetivo construir estímulos coletivos para superar as desigualdades existentes ao acesso aos aparelhos tecnológicos públicos e privados.

Durante a feira, serão realizadas atividades com o objetivo de integrar professores, estudantes, acadêmicos e pesquisadores, centros de investigação governamentais e instituições de ensino para que possam debater, sob novos pontos de vista, a relação da população negra com a tecnologia. O compartilhamento de ideias será transmitido on-line através da plataforma digital da Virada que, além da BlackTek, oferecerá uma ampla programação, gratuita, entre os dias 17 e 22 deste mês, em comemoração à Semana da Consciência Negra.

“O atual cenário frente à pandemia torna a 2ª edição da BlackTekFest não apenas importante, mas de grande necessidade para, novamente, refletirmos sobre a implantação de ações afirmativas na área da tecnologia. Considerando o atual cenário em que vivemos, o distanciamento dos grupos menos favorecidos tornou-se ainda mais evidente”, comenta Igor Oliveira, professor, coordenador da InovaZumbi e organizador da feira.

A proposta da 2ª BlackTekFest é criar um ambiente em que seja possível iniciar um processo de imersão tecnológica constante, que possa ser compartilhado e sugerido como ferramenta de fomento e aproximação da população negra à bases tecnológicas. Os parceiros dessa edição são: Unibrad, Inovabra, Next, Brasscom, Sebrae, CIEE, InovaUnicamp, Idwall, Drones Lab, Universo da Criatividade, NIED, AfroTechBR, Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, AdeSampa e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Congresso

Dentre as novidades do evento deste ano, destaca-se o 1º BlackTekFest Congress, congresso que contribui para a discussão sobre a inclusão digital e apresenta possibilidades e oportunidades no âmbito internacional. A iniciativa, construída por alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, é resultado de alguns dos trabalhos desenvolvidos pela InovaZumbi no último ano.

O BlackTekFest Congress acontece no último dia da feira, sexta-feira (20), e discute as seguintes abordagens nas mesas de debate: W.W.W – internet das coisas; Smart Cities e a Pandemia Periférica;  Desigualdade, Mobilidade e Saúde;  Educação Digital – Para Quem?;  Retomada e Retrocesso: Antes e depois da COVID-19 e Genocídio Tecnológico.

Programação

1º dia – 18/11

SALA BRADESCO

  • “T.I Como Oportunidade Para Pessoas Negras”
    Horário: 10h30
    Participante: Jessica Veridiana Santiago – Analista de Sistemas Júnior, formada pela Startup Socia Laboratória.
  • “Apresentações No Universo Online”
    Horário: 16h
    Participante: Luan Vinicius Barbosa – Facilitador pela UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco – nas áreas de Educação Financeira, Atendimento, Comportamental, Investimentos, Finanças e Produtos/Serviços bancários.

2º dia – 19/11

SALA UNICAMP

  • “Webinar – Inovação e Futuro”
    Horário: 14h
    Participantes: Prof. Dr. Odair Marques da Silva (FICAFRO – Unicamp) / Georgia Bento (FICAFRO – Unicamp)
  • “Webinar – Inovações Tecnológicas na África”
    Horário: 15h30
    Participantes: Prof. Dr. Odair Marques da Silva (NIED – Unicamp / Autor Atlas Geocultural da África)
  • “Webinar – Transformação Digital”
    Horário: 16h30
    Participantes: PH Santos e Marlon Rodrigo Malachias (Rede Brasil Afro Empreendedor – REAFRO)
  • “Webinar – Inovação na Ótica Negra”
    Horário: 17h30
    Participantes: Nyahn Ekyê Fernandes Duarte e Guilherme Augusto de Paula (Coletivo Conexão Preta)

3º dia – 20/11

  • Mesa “Desigualdade, Mobilidade e Saúde”
    Horário: 14h30
    Participantes: Alex Andre Souza Roque / Lucas Alves de Oliveira (GEPEAMOV)
  • Mesa “Educação Digital – Para Quem?”
    Horário: 16h
    Participantes: Andreza Rocha / Digo Ribeiro
  • Mesa “Genocídio Tecnológico”
    Horário 19h30
    Participantes: Andreza Rocha / Vinícius Cosmo

Serviço
BlackTekFest 2ª Edição
Data: 18 a 20 de novembro (quarta à sexta-feira)
Onde: Transmissão pela plataforma digital da Virada da Consciência / www.viradadaconsciencia.com.br
Gratuito / Livre

[post-image display="textarea"]
[calendar]

ONDE?

Quando?

[datetime]
[post-image display="image-area"]
[embed-video]
[partners]
[mosaic-posts]

Assine nossa Newsletter