Jornadas da Diversidade debate o avanço da igualdade racial no âmbito empresarial

A 8º edição do fórum chama atenção para os novos desafios na promoção da diversidade dentro das empresas.

A Jornadas da Diversidade, realizada pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo no ambiente corporativo, propõe em sua próxima edição um debate sobre o tema “Novas Conquistas: como as empresas estão avançando e superando os desafios na promoção da igualdade racial”.

Considerado o maior fórum empresarial sobre a temática racial no país, a 8ª Jornadas acontece no dia 18 de novembro, através da plataforma digital da Virada da Consciência 2020, que será realizada do dia 17 ao dia 22, pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, em comemoração à Semana da Consciência Negra. Nesta edição, serão divulgados os resultados consolidados do Índice de Igualdade Racial Empresarial (IIRE), referencial inédito sobre a igualdade racial para o mercado brasileiro, co-criado com mais de 20 entre as maiores empresas do país.

Reunindo digitalmente tomadores de decisão, influenciadores corporativos, agentes políticos, especialistas no tema e formadores de opinião pública, o fórum contará com cinco painéis: o primeiro discutirá a temática central da edição; o segundo abordará a metodologia ESG (Environmental, Social and Governance Criterial), investidores e inclusão racial; o terceiro tratará sobre as ações afirmativas no ambiente empresarial; o quarto sobre o papel dos Comitês de Diversidade Racial nas empresas; e o quinto sobre o futuro do mercado de trabalho na próxima década.

Toda a programação será gratuita e poderá ser acompanhada pela plataforma da Virada, na sala temática Jornadas da Diversidade, que contará também com outros conteúdos interativos e um ambiente completamente imersivo.

Índice

Além dos debates promovidos pelos painéis, durante a programação também serão divulgados, com exclusividade, os resultados agrupados do Índice de Igualdade Racial Empresarial (IIRE). Este, se trata de uma ferramenta inédita, pois constitui uma ação efetiva no combate às desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro.

A proposta do referencial é ir além das pesquisas de diagnóstico já existentes e criar uma competição positiva em torno do tema. Não faltam números para ilustrar as desigualdades raciais existentes no país, portanto, criar mecanismos capazes de orientar, estimular e monitorar os avanços é fundamental e necessário. O índice visa, exatamente, preencher essa lacuna e alterar a lógica de incentivos das empresas brasileiras.

“A elaboração do Índice utiliza como premissa uma modelagem internacionalmente aceita e conhecida pelas iniciais ESG (Environmental, Social and Governance criterial). “ Nossa proposta é criar um referencial sobre a igualdade racial para o mercado brasileiro. As empresas devem ser cobradas por uma postura ativa em meio ao cenário atual de enormes desigualdades raciais, mas também incentivadas e orientadas nesse sentido. A mudança que tanto se almeja só será alcançada com a devida efetividade se realizada de maneira conjunta com todos os agentes envolvidos”, destaca o coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade, Raphael Vicente.

Após a divulgação dos resultados parciais, ou dos 6 pilares do IIRE, serão conhecidas também as empresas como melhor desempenho global no ano de  2020 na promoção da igualdade racial no ambiente corporativo.  Mais informações sobre a Iniciativa Empresarial pela Igualdade estão disponíveis no site www.iniciativaempresarial.com.br.

Programação 

  • Abertura
    Horário: 9h
    Participantes: Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente /Anastasia Divinskaya – ONU Mulheres Brasil 
  • Painel I
    9h30 – Apresentação dos dados agrupados do relatório Índice de Igualdade Racial nas Empresas – IIRE 2020 (ESG)
    10h – Apresentação das empresas destaque 2020
    10h10 – Apresentação dos novos membros signatários
    10h30 – Encerramento    
  • Painel II
    Horário: 12h
    Tema: “ESG, investidores e inclusão racial”
    Moderador: Ricardo Gandour
    Participantes: Gesner Oliveira (Sócio da GO Associados e Professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas São Paulo) / Ana Buchaim (Diretora de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3) / Olinta Costa (Gerente Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras) / Amaury Oliva (Diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban) 
  • Painel III
    Horário: 13h10
    Tema: “Ações afirmativas no ambiente empresarial: Intervenções de alto Impacto”
    Moderador: Reinaldo Bulgarelli
    Participantes: Fernado Luciano (Diretor de Talentos da Vivo) / Patricia Pugas (Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza) / Maíra Andrade de Carvalho (Coordenadora de Diversidade & Inclusão da Natura) / Gabriela Sanches (Gerente de reputação da Ambev) 
  • Painel IV
    Horário: 14H20
    Tema: “O papel dos Comitês de Diversidade Racial nas empresas: práticas e desafios”
    Moderador: Ana Carolina Querino
    Participantes: Luana Suzina (Líder de Diversidade e Inclusão da Unilever) / Haroldo Pereira (Gerente de Planejamento Comercial e Coordenador do Afrobra – Grupo de afinidade e raça/etnia do Bradesco) / Kaleb Machado (Gerente de Diversidade e Inclusão do Carrefour) / Débora Oliveira (Gerente de Operações e Líder do Comitê de Diversidade Racial-BOLD da BMS) / Bruno Scaldaferri (Superintendente de Recursos Humanos–Diversidade do Santander) 
  • Painel V
    Horário: 15h30
    Tema: “2030 e o futuro do mercado de trabalho: inclusão racial e os desafios da década”
    Moderador: Daniela Pio
    Participantes: Julia Gomes (Consultora de Comunicação e Líder de Diversidade e Inclusão da Eureca) / Eduardo Alves (Líder do Pilar Étnico Racial e Financial Services Tax Partner da PWC) / Amauri Ferreira (Diretor de Produto Intervencionista GE Healthcare América Latina  e Líder do AAF – Afro American Forum – Afro Brazil da GE)
  • Encerramento
    Horário: 16h40 

Serviço
8ª Jornadas da Diversidade
Data: 18 de novembro (quarta-feira)
Onde: Transmissão pela plataforma digital da Virada da Consciência / www.viradadaconsciencia.com.br
Gratuito / Livre

[post-image display="textarea"]
[calendar]

ONDE?

Quando?

[datetime]
[post-image display="image-area"]
[embed-video]
[partners]
[mosaic-posts]

Assine nossa Newsletter