Salas da Universidade Zumbi dos Palmares ganham nomes de Ruth Guimarães e George Floyd

As inaugurações acontecem no dia 20, data de comemoração da Consciência Negra, compondo as atividades da programação da Virada 2020.

Duas salas da Universidade Zumbi dos Palmares passam, a partir do próximo dia 20, a se chamar “Ruth Guimarães” e “George Floyd”. As nomeações serão realizadas propositalmente nesta data com a intensão de marcar o Dia da Consciência Negra. O ato simbólico é uma das atividades da Virada da Consciência, realizada pela Universidade e pela ONG Afrobras, que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro.

Ambos os nomes estão em evidência na 3ª edição da Virada que, este ano, será completamente digital e acontecerá através de uma plataforma virtual, desenvolvida com exclusividade para o evento. A escritora Ruth Guimarães, cujo centenário é celebrado em 2020, é a homenageada da 8ª FlinkSampa; e George Floyd, morto pela polícia americana em maio deste ano, nos Estados Unidos, serviu de inspiração para o tema central desta edição – “É Floyds! – Os joelhos invisíveis que estão por aí”.

Além das atividades próprias da Virada, o Troféu Raça Negra, a FlinkSampa, o Festival Afrominuto, o Seminário Internacional da Consciência Negra, a BlackTekFest e a Jornadas da Diversidade integram a programação da 3ª Virada da Consciência, que conta com o patrocínio das empresas Coca-Cola, Febraban, Itaú e Santander e o apoio do Movimento Ar, BlackTekFest e Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.