Virada da Consciência 2021: arte e cultura pela equidade racial

Fonte: Vogue Brasil

A luta contra o racismo e pela equidade racial ganhará um novo capítulo entre os dias 18 e 22 de novembro com a realização, pelo quarto ano seguida, da Virada da Consciência promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras. Criada em 2018 para comemorar a Semana da Consciência Negra, a Virada é um movimento civil, empresarial e acadêmico para estimular a igualdade racial. “A Virada é mais uma oportunidade para incentivar a inclusão dos negros e o afroempreendedorismo por meio da arte da cultura e da educação”, diz o reitor José Vicente.

Entre os destaques deste ano é a parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Educação, para a realização, no Centro de Convenções do Anhembi, da FlinkSampa e da cerimônia de premiação dos vencedores do Festival Afrominuto 2021, que este ano homenageia o escritor Lima Barreto. Mas são vários os eventos da Virada da Consciência. Confira abaixo e programe-se desde já:

Troféu Raça Negra

A 19ª edição do Troféu Raça Negra, prêmio para destacar personalidades negras e não-negras que contribuem para a luta contra o racismo e em favor da inclusão racial, vai homenagear, este ano, o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, ex-diretor do Balé da Cidade, que morreu em abril. A cerimônia será realizada na Sala São Paulo, no dia 21 de novembro. No ano passado, receberam o troféu, entre outros, o ministro Luis Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a empresária Luiza Helena Trajano, a deputada federal Benedita da Silva e o rapper e compositor Emicida, e o Troféu Raça Negra já homenageou personalidades como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr., Jair Rodrigues e Wilson Simonal.

Flink Sampa

A Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa) tem como compromisso valorizar a literatura, descobrir talentos, dar oportunidade aos escritores negros, aos que tratam das questões raciais e aos jovens talentos, por meio de lançamentos e venda de livros, produtos de afroempreendedores, além de outras atividades culturais como palestras e debates para professores e estudantes. A exemplo das demais edições, a FlinkSampa 2021 será on line e presencial (em parceria com a prefeitura de São Paulo e vai contar com palestras e debates com a presença de convidados nacionais e internacionais.

9ª Jornada da Diversidade

Organizada pela Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial – criada pela Universidade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras –, a 9ª Jornada da Diversidade também integra a Virada da Consciência. Criada em 2015, reúne lideranças empresariais e das áreas de recursos humanos das organizações para analisar e debater o cenário econômico e a inclusão do negro no mercado de trabalho, além de promover uma reflexão sobre o futuro. Um dos destaques deste ano será o anúncio do Índice de Equidade Racial Empresarial, que apontará as empresas, ligadas à Iniciativa Empresarial, que lideram em inclusão racial e ações afirmativas. O estudo é desenvolvido pelo DataZumbi, instituto de pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares. A Jornada da Diversidade, que prevê a participação de dezenas de empresas, será realizada no dia 18 de novembro e a divulgação do Índice será feita no mesmo dia.

Festival Afrominuto – FlinkSampa

Especialmente concebido para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas e o sistema S – Sesi-SP, a 6ª edição do Festival Afrominuto  FlinkSampa – incentiva os estudantes a promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais que respeitem o Estatuto de Igualdade Racial e a lei que preconiza o estudo da África e do Negro nas instituições de ensino. Até agora, está confirmada a participação das mais de cinco mil escolas do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SESI, Colégio Equipe, Campus de Birigui do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretaria da Educação de São Bernardo do Campo, atingindo mais de 5 milhões de estudantes. O tema deste ano é ‘Vida e Obra de Lima Barreto’, que deverá ser pesquisado por alunos e professores. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e a modalidade Ensino de Jovens e Adultos.

BlackTekFest

A Universidade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras, com curadoria da InovaZumbi, a agência de inovação da instituição de ensino, promovem a 3ª BlackTekFest – Feira de experiências tecnológicas, inovação, afroempreendedorismo, negócios e empoderamento feminino, cujo tema central é Exclusão Digital. O evento vai debater conteúdos como tecnologia e segurança, cidades inteligentes, tecnologia inclusiva, internet das coisas, tecnologia e mercado de trabalho, licenças e patentes, block chain e bitcoin. Dirigida a professores, estudantes, acadêmicos, pesquisadores negros e não negros, centros de investigação governamentais e não governamentais, instituições de ensino fundamental, médio e superior e intelectuais, a feira será realizada em uma arena virtual, para debater assuntos relacionados ao tema central: A BlackTekFest foi pensada para promover o diálogo sobre temas de interesse para os afrodescendentes; fomentar projetos de pesquisa entre instituições nacionais e internacionais por meio de acordos de cooperação para intercâmbio do conhecimento e mobilidade acadêmica; propor o início de um processo de imersão tecnológica constante para ser compartilhado e sugerido como ferramenta de fomento e aproximação dos afrodescendentes ao acesso a bases tecnológicas; e incentivar a reflexão capaz de modificar realidades e conceitos sobre as desigualdades sociais no Brasil.

Faça aqui o seu Check-in