Espetáculo: “Passando Histórias da África”, com os escritores Marlon Chucruts e Umberto Mancebo, da Cia Malas Portam

Desde 2007, a Cia. Malas Portam viaja pelo Brasil afora, recolhendo e guardando muito mais do que roupas e bagagens convencionais. Em suas malas, que são as protagonistas dos espetáculos, seus viajantes levam contos, histórias, músicas, livros, para serem compartilhados em parques, escolas, SESC’s, centros culturais, bibliotecas e com quem encontram pelo caminho, marcando presença em mais de setenta cidades de sete estados brasileiros e festivais internacionais em Cuba, México, Colômbia, Venezuela e Argentina.

Seus integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas, aplicadas às suas apresentações, unindo teatro, música, literatura e toda a vivência e criatividade acumulada na trajetória de cada um.

Em 2011, uma das viajantes do grupo visitou Moçambique na África para pesquisar histórias e contos populares de tradição oral, dando origem ao espetáculo “Passando Histórias da África”.

Em 2014, outros viajantes percorreram a Rota dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, na Alemanha, colhendo informações diretamente na fonte sobre histórias e contos clássicos da literatura infantil e juvenil mundial.

No mesmo ano, lançou “A Lagarta Caolha”, o primeiro livro infantil audiovisual da SESI-SP editora, com um link de QR Code na contracapa, para tablets, celulares e computadores, onde as ilustrações do livro ganham vida, embaladas por uma versão musical da história, com a primeira tiragem esgotada em 2015.

O sucesso foi tanto que, em 2016, pela mesma editora, mais dois livros com versões musicais animadas foram lançados: “O Pé de Guaraná” e “Na Beira da Lagoa” (este último foi selecionado para participar da maior feira de livros infantis e juvenis do mundo na cidade de Bolonha, Itália). Ainda em 2016, toda a obra produzida pelo grupo, entre outras novidades, foi reunida em uma caixa chamada “Kit Malas Portam”, contendo um DVD com animações, músicas autorais e vídeos de contação de histórias.

Em 2018, mais um livro lançado, o “99 Brincadeiras Cantadas”, também pela SESI-SP editora, uma ferramenta valiosa para profissionais de Educação.

Faça aqui o seu Check-in