Festival Afrominuto terá categoria com votação popular e Milton Santos é o tema da edição

Todos os vídeos finalistas do concurso estarão disponíveis em um catálogo e poderão ser assistidos na plataforma digital da Virada.

O Festival Afrominuto, concurso de vídeos com duração de até 1 minuto produzidos por estudantes da rede pública do Estado de São Paulo, chega esse ano a sua 5ª edição e será uma das programações da FlinkSampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra) que integra a Virada da Consciência, realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras em comemoração à Semana da Consciência Negra.

Guiadas pela temática “Vida e Obras de Milton Santos”, todas as produções audiovisuais finalistas da edição 2020 ficarão disponíveis para visualização na plataforma digital da Virada que, pela primeira vez, acontece em um ambiente completamente digital. Para assistir aos vídeos classificados para a fase final, basta acessar o site do evento, entrar na sala temática FlinkSampa e escolher no catálogo quais assistir. O acesso é gratuito.

“O objetivo desse festival é incentivar novos talentos na produção audiovisual. A cada edição, notamos que a participação das escolas é crescente e, este ano, não foi diferente. Ficamos muito felizes com esse engajamento. Temos certeza de que olhar com atenção para a vida e obra do geógrafo Milton Santos acrescentou novos olhares e perspectivas aos estudantes. Com certeza, a disputa pelos prêmios será acirrada!”, ressalta José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

Novidade/Premiação

O concurso, que este ano contou com a participação de 80 escolas de todo o estado de São Paulo e, aproximadamente, 150 estudantes, é composto por cinco categorias: quatro delas fechadas (Ensino Fundamental Anos Iniciais / Ensino Fundamental Anos Finais / Ensino Médio / EJA) e uma aberta (votação popular).

Os vencedores das categorias fechadas serão definidos pela banca julgadora do concurso, conforme descrito no regulamento oficial, e os da categoria aberta escolhidos pelo voto popular. Esta é uma das novidades da edição: o público, após conferir os vídeos, poderá escolher e votar no que mais gostou. A votação ficará aberta desde o início da Virada e irá até o dia anterior à cerimônia de premiação (19). Todos os projetos finalistas concorrem na categoria aberta.

Os ganhadores da 5ª edição do Festival Afrominuto serão conhecidos na cerimônia do dia 20 (no período da manhã), da qual participarão digitalmente e ao vivo. Os vencedores, de cada categoria, ganham: 1º colocado, certificado de participação e um aparelho Kindle (por estudante da equipe); 2º colocado, certificado de participação e kit de livros. Além dos estudantes, os professores orientadores e as escolas são presenteados com kits, livros de literatura afro-brasileira e certificado de participação.

Milton Santos

Geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro. Graduado em Direito, Milton Santos é um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil. Destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo e sobre a globalização nos anos 1990.

A obra do geógrafo caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico/questionador sobre a ‘territoriedade’ imposta aos negros, como a localização geográfica em que foram colocados atuou como elemento de segregação à essas pessoas.

Em 1994, Milton Santos foi condecorado com o prêmio Vautrin Lud, considerado “o Nobel da geografia”, a premiação de maior prestígio na área. Foi o primeiro e é o único geógrafo da América Latina a ter ganhado o prêmio em questão.

Serviço
Festival Afrominuto
Data da premiação: 20 de novembro (sexta-feira)
Horário: A partir das 11h
Formato: Digital
Onde: Transmissão pela plataforma digital da Virada da Consciência / www.viradadaconsciencia.com.br
Votação: De 17 a 19/11
Gratuito / Livre

Faça aqui o seu Check-in