Workshop “Conversa sobre Criação Literária” com as escritoras Cintia Barreto e Kiusam de Oliveira

Kiusam de Oliveira é professora, bailarina e escritora. Desenvolve um trabalho com vistas à inclusão, conscientização e autoestima das crianças. Seu livro ‘O mar que banha a ilha de Goré’, publicado este ano pela editora Peirópolis foi vencedor do Edital de Apoio à Coedição de Autores Negros da Fundação Biblioteca Nacional em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR.

O livro trata dos sentimentos de uma menina que visita a terra de seus ancestrais (a ilha cujo nome aparece no título da obra), no Senegal. A história é semelhante à que a autora vivenciou quando foi ao Senegal a trabalho. Os personagens tratam da existência de uma comunidade negra de irmãos e irmãs que se espalharam pelos continentes e que têm em comum a memória sobre a trajetória do continente africano. A areia, o mar e outros elementos da natureza transformam-se em elementos fundamentais da viagem da pequena personagem, Kika, em busca de seus ancestrais.

Recentemente, escreveu também o livro O mundo no black power de Tayó e produziu um curta-metragem infantil para meninos. O curta conta a história de vô que guarda em um baú um tesouro, um pente-tesouro, que pertenceu aos ancestrais e com o qual ele ensina o neto a valorizar a estética afro”, adianta Kiusam.

Cintia Barreto é Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora da Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Candido Mendes – UCAM (Campus Centro), na Pestalozzi (Niterói) e na Universidade Católica de Petrópolis – UCP (Petrópolis).  

Idealizadora e Curadora do projeto “Conversa Literária” com o qual recebeu o prêmio “Cultura + Diversidade” da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro (2018), ela lançará na Flink o livro Mar em Mim.

Mar em Mim é o título de um poema de Cintia Barreto ilustrado por Camilo Martins que ganha corpo poético no formato de livro sanfona vindo a ser livro-objeto, livro de artista.

Os versos ilustrados expressam esteticamente o movimento das marés em sincronia com os sentimentos e afetos. O formato pré-dispõe para a leitura em tempos distintos, regidos por Kairós e Kronos, oferecendo tanto a experiência intensa de um instante, quanto sua duração no tempo e espaço desdobrado na imensidão do mar.

Mediadora: Luciana Soares da Silva

Faça aqui o seu Check-in