Celebração ao Mês da Consciência
Exposição “Macalé, Formas e Fatos”
Data: De 07/11 a 01/12/2024
Em celebração ao “Ano Macalé”, que marca os 50 anos de carreira do artista plástico Jaime Domingos Cruz, conhecido como Macalé, o Museu Casa de Portinari apresenta a exposição “Macalé: Formas e Fatos”. A mostra revela um novo e instigante capítulo na carreira do artista de Ribeirão Preto, apresentando obras inéditas que exploram a abstração com profundidade e sensibilidade. As criações, que atravessam diferentes linguagens e formas, refletem o compromisso de Macalé em representar a estética e a cultura afro-brasileira, resgatando narrativas e tradições que muitas vezes foram invisibilizadas. Reconhecido
também como um influente arte-educador, Macalé se firma como referência ao trabalhar com a resistência cultural e social da população negra. Suas obras não apenas encantam pela beleza e complexidade, mas também convidam o público a refletir sobre a luta histórica por representatividade e espaço nas artes visuais. A exposição é uma imersão em formas abstratas que transcendem o campo do estético, ecoando um discurso de resistência e identidade, em consonância com a rica produção artística afro-brasileira.
Curadoria de Betto Souza e Emaye Natalia Marques e Produção de Márcia Cruz.
Local: Galpão das Artes – Rua: João Brisotti, nº 128 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: Terça-feira a Domingo, das 9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Palestra “Candido Portinari e a Representação do Negro: Arte, Identidade e Espiritualidade”
Data: 13/11/2024
Em celebração ao mês da Consciência Negra, o Museu Casa de Portinari convida o Prof. Jacir de Vicente, profundo estudioso de aspectos da vida e obra de Candido Portinari, para proferir a palestra “Candido Portinari e a Representação do Negro: Arte, Identidade e Espiritualidade”. A fala do professor busca explorar a maneira como o artista retratou a população negra em suas obras, ressaltando aspectos fundamentais da cultura e espiritualidade afro-brasileira. Ao analisar o contexto histórico e social do Brasil em que Portinari viveu, o palestrante discute como o artista retratou a identidade negra, suas lutas e tradições, utilizando a arte como um instrumento de denúncia social e de valorização da diversidade cultural. Além de destacar a relevância dessas representações, o encontro convida à reflexão sobre o simbolismo e a espiritualidade presentes em suas telas, promovendo um diálogo profundo entre arte, história e resistência da população negra no Brasil.
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 –
Centro – Brodowski/SP)
Horário: Quarta-feira às 9h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Não deixe o Samba Morrer!
Data: De 19 a 24/11/2024
O samba é um gênero musical típico do Brasil, consolidado nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro no século XX. Surgiu como uma dança de roda marcada pelo batuque e transformou-se em um dos gêneros mais populares do país. Segundo a Lei 14.991 de 27 de setembro de 2024, os modos de produção dos instrumentos musicais de samba e as práticas a eles associadas passam a ser reconhecidos como manifestações da cultura nacional. Em celebração ao Mês da Consciência Negra e valorizando o samba como manifestação artística e cultural nacional de raiz afro-brasileira – e sua conexão com as representações feitas por Candido Portinari – o Núcleo Educativo do Museu vai disponibilizar instrumentos musicais como agogô, cuíca, pandeiro, chocalho, entre outros. Todos confeccionados com materiais recicláveis.
Local: Esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido
Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP).
Horário: Terça-feira a Domingo, das 10h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Coreografia de Dança Contemporânea
Data: 20/11/2024
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Museu Casa de Portinari apresenta o projeto de extensão “Ciência e Arte”, do IFSP – Campus Sertãozinho. Coreografias de dança contemporânea serão criadas a partir da coordenação da Professora Riama Coelho Gouveia. A atividade integra temas científicos e sociais sob uma perspectiva artística, oferecendo uma nova forma de enxergar conteúdos escolares.
Local: Esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido
Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP).
Horário: Quarta-feira, às 15h30
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Painel Instagramável “Os Sambistas” –
Data: 19 a 24/11/2024
Em homenagem às personalidades que marcaram a história do samba, o Museu apresentará um painel instagramável com a história, memória e contribuições de artistas sambistas negros, primordiais na construção da cultura e identidade brasileira.
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 –
Centro – Brodowski/SP)
Horário: De Terça-feira a Domingo, das 10h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Oficina de Confecção de Chocalho
Celebração à 7ª Virada da Consciência
Data: 23 e 24/11/2024
Em celebração ao Mês da Consciência Negra e ao Dia da Música e dos
Músicos, valorizando os ritmos afro-brasileiros como manifestação
artística e cultural nacional (e sua conexão com o artista Candido
Portinari), o Núcleo Educativo ensina a fazer o instrumento musical
chocalho a partir de materiais recicláveis.
Local: Esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido
Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP).
Horário: Sábado e Domingo, das 9h às 14h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita
Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP
Telefone: (16) 3664-4284
[email protected]
www.museucasadeportinari.org.br
Seja nosso parceiro:
www.museucasadeportinari.org.br/apoie