A Virada da Consciência, que vai de 17 a 20 de novembro de 2019, vai transformar a cidade de São Paulo na própria Capital da Consciência Negra!

O QUE É?

A Virada é um movimento civil, empresarial e acadêmico para promover e fortalecer a diversidade racial como valor positivo, estruturante e integrativo da sociedade brasileira. Por meio de ações sociais, culturais e esportivas, tem o objetivo de promover o fortalecimento e a consolidação da diversidade e da tolerância racial como componente fundamental da construção da dignidade humana.

COMO VAI SER?

Reunimos parceiros, apoiadores e atuadores sociais, institucionais, empresariais e educacionais para realizar ações de cunho cultural, literário, social e esportivo que deem visibilidade positiva ao protagonismo negro.

PORQUE ELE ACONTECE ATÉ 20 DE NOVEMBRO?

20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data de aniversário da morte do Líder Negro, Zumbi dos Palmares (1655 – 1695), acabou virando o Dia da Consciência Negra.

Além de ser uma homenagem a Zumbi, a data é consagrada à reflexão por toda a luta negra, à resistência política e social e à importância da cultura africana na construção da identidade brasileira.

Instituído em âmbito nacional pela Lei nº 12.519 em 10 de Novembro de 2011, o dia é celebrado nos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, em oito capitais e em mais de mil municípios. É feriado na cidade de São Paulo e em mais de 100 municípios paulistas.

REALIZAÇÃO E IDEALIZAÇÃO

Faculdade Zumbi dos Palmares e Afrobras

Assine nossa Newsletter