Nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2024, o CEI Dandara dos Palmares celebrou sua Cerimônia de Entronização, marcando um momento histórico de valorização da educação e da igualdade.
O evento contou com a presença do Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, do Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, e do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, reforçando o compromisso com o legado de Dandara e a promoção da inclusão.
“Hoje, com a sensibilidade e a parceria de sempre do nosso prefeito Ricardo Nunes e com a compreensão e a colaboração de toda a comunidade, todos os professores, toda a estrutura da educação aqui do CEI Dandara dos Palmares, foi possível então registrar esse grande momento. E nesse grande momento, ele tem uma significância extraordinária. Nós e os professores que aqui estão não me deixarão mentir, aprendemos nos livros escolares que Zumbi era um rebelde sem causa, que o Zumbi era um marginal social. E nós crescemos com essa informação errada, equivocada e até desonesta. Muitos se juntaram a nós para que nesse dia, além de transformar Zumbi dos Palmares em herói de todos os brasileiros, agora definir a sua data da celebração da sua morte como um feriado nacional. O país todo está celebrando e está seguramente vivendo esse dia magnífico da história do nosso país. A nossa geração está ajudando a mudar e contar uma nova história. E isso só é possível se as instituições e, sobretudo, se o poder público juntasse esses esforços”, disse José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.
Na sequência, Vicente passou a palavra ao Secretário Municipal de Educação. “Como a gente combate o racismo estrutural? A principal delas está aqui na mão da professora Eunice, que é o currículo antirracista da rede municipal. Isso se soma a mais de 700 mil títulos de cultura africana afro-brasileira na nossa rede, formações, visitas ao Museu Afro, exposições da cultura africana. Outro movimento que o prefeito Ricardo Nunes faz questão de fazer é homenagear personalidades negras. O professor Zé Vicente esteve em várias. Essa é a 17ª homenagem que nós fazemos. Começaram nas unidades dos CEUs com Elza Soares, Carolina de Jesus e assim foi. E hoje no Dia da Consciência Negra a gente comemora o nome de Dandara neste Centro de Educação Infantil, que possa formar uma geração de paulistaninhos cada vez melhor na nossa cidade de São Paulo”, afirmou Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação.
Reparação Histórica
Em agosto de 2024, após um pedido feito pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares ao secretário estadual de Educação, o Centro de Educação Infantil (CEI) Ponte Pequena, localizado dentro do Clube Esportivo Tietê, foi renomeado para CEI Dandara dos Palmares. O anúncio oficial ocorreu após uma reunião entre as autoridades, formalizando a mudança que visa homenagear Dandara dos Palmares, figura histórica da resistência negra no Brasil e esposa de Zumbi dos Palmares.
O CEI está situado no mesmo local (Avenida Santos Dumont, 843 – Luz) onde funciona o campus da Universidade Zumbi dos Palmares, reforçando a conexão entre a instituição de ensino superior e o centro de educação infantil. A mudança de nome reflete um compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e a preservação da memória de importantes figuras negras.
Leia a matéria completa sobre a renomeação