16 a 20 de novembro

Grandes lideranças se reúnem em São Paulo para o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, grandes lideranças se reuniram no primeiro dia do Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial, realizado na Fiesp, em São Paulo. Organizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o evento contou com uma palestra de Kassie Freeman, conselheira do Banco de Exportação dos Estados Unidos, além de um encontro com CEOs que compartilharam as práticas de suas organizações para promover mais diversidade no mercado.

 

 

Durante o evento, Raphael Vicente, diretor-geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, destacou que o Fórum representa mais um passo significativo em direção à equidade racial no mercado de trabalho e agradeceu a presença de todos.  “Há 10 anos atrás isso era um sonho, mas hoje a gente vive parte dessa história de mudança e transformação em função desses líderes que vocês vão ver aqui. Eles não só compraram genuinamente essa bandeira, mas que vem pessoalmente carregando e enfrentando os desafios, porque muito do que a gente fez, e faz, no Brasil, simplesmente não tem paradigma. Precisa ser construído, e para isso você está suscetível aos erros e aos acertos, mas a Iniciativa, como vocês viram, é baseada em 10 compromissos, certo ou errado nós temos o compromisso com a mudança. E hoje a gente dá mais um passo a essa direção”, afirmou Raphael Vicente.

 

José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, também falou da importância do evento na construção de um futuro mais igualitário e ressaltou o poder da educação, aproveitando que celebração dos 20 anos da Universidade Zumbi dos Palmares.

“Nós tínhamos um sonho, que era de ter então uma Universidade que coubessem todos. Nós trabalhamos juntos, negros e brancos, e hoje estamos completando 20 anos de existência da primeira, literalmente, universidade negra do nosso país. Nós tínhamos um sonho, que era de reconstituir a verdade para transformar o nosso marginal social contado nos livros sociais, em um grande herói nacional de todos os brasileiros. E nessa quarta-feira, dia 20/11, a gente vai celebrar o primeiro feriado nacional que celebra a vida e a morte de Zumbi dos Palmares. Saiu dos livros escolares de marginal, para ser um herói de todos nós brasileiros. E nós tínhamos da mesma maneira um outro sonho, um sonho em que a partir do espaço educacional o jovem negro pudesse estar no espaço corporativo e pudesse estar nos demais espaços do nosso país, e nós acertamos. Porque o sonho tornou-se realidade e nesse exato momento que estamos aqui discutindo o que e como fazer para aprofundar e ampliar essa agenda, o mundo todo está lá no Rio de Janeiro fazendo a mesma coisa, no evento do G20 Social”, conclui José Vicente.

 

 

Kassie Freeman, conselheira do Banco de Exportação dos Estados Unidos, que participou de um painel na tarde do dia 18 de novembro, também fez um fala importante na abertura do evento. “Deixe-me apenas dizer que o mundo neste momento está em crise. Com certeza, parte disso tem a ver com a polarização entre diferentes países. Devemos reconhecer o seu papel, e certamente os seus resultados, na justiça das alterações climáticas e na justiça ambiental. Estas são questões que têm de ser abordadas. Os desafios globais, como as diferenças culturais, continuam a dividir as pessoas. E por isso quero enfatizar que tenho esperança de que o Brasil lidere o caminho para a próxima geração”, conclui Kassie Freeman.

 

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência neste site. Ao continuar navegando você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pular para o conteúdo