16 a 20 de novembro

Homenageados no Troféu Raça Negra 2024

Encerrando as premiações, aqui estão mais cinco ganhadores e ganhadoras do prêmio Troféu Raça Negra 2024

 

 

Wilson Simoninha, cantor que divulgou e contribui extraordinariamente para construção da Universidade Zumbi dos Palmares

“Que alegria e prazer! Viva Zumbi dos Palmares! Viva a todos vocês, alunos e ex-alunos, que vão multiplicar isso por mais 20 anos. Tenho certeza disso! Em 1967, meu pai escreveu uma canção, que muita gente conhece. E o textinho da letra diz isso: “Cada negro que for, mais um negro virá para lutar com sangue ou não. Com a canção também se luta, irmão”. Essa canção foi dedicada para mim quando eu nasci. E eu sigo levando essa canção comigo, levando essa mensagem comigo. Viva todos vocês.”

 

 

 

 

Isabel Fillardis, artista brasileira que aderiu ao esforço da construção da Universidade Zumbi Dos Palmares

“Quero pedir a bênção aos meus mais velhos, às minhas mais velhas, aos ancestrais, ao Criador, pela oportunidade de estar aqui hoje recebendo esse prêmio. Eu ajudei a fundar a Zumbi na pedra fundamental com minha filha mamando no peito. Minha filha hoje tem 23 anos e eu vejo o quanto esse trabalho, o quanto esse legado vem crescendo e reconstruindo vidas de mulheres e homens pretos e brancos. Fico muito honrada e recebo com muito afeto, porque ao longo da minha reexistência tenho feito bastante, continuo fazendo; Hoje aqui não só representando os meus filhos, porque eu dedico esse prêmio aos meus filhos, à minha mãe, a todas aquelas que vieram antes de mim, e sobretudo aquelas pela qual eu brilho, luto diariamente como embaixadora da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial”.

 

 

Robson Caetano, atleta medalhista olímpico e colaborador da Universidade Zumbi dos Palmares, desde sua criação

“Eu vim no carro agora, para cá, e falava para Francisca: “quero saber quando é que eu vou receber o meu troféu dourado?” Muito obrigado, José Vicente. Obrigado a cada um da Zumbi dos Palmares, que atravessou esses anos todos e continuam de pé dando inspiração para que novos jovens possam ser educados por uma instituição educacional. A Zumbi dos Palmares presta um serviço que é incomensurável para a comunicação do nosso país. Eu trabalhei na mesma empresa que esses meninos hoje trabalham durante 15 anos. Muitos de nós abrimos portas para que eles pudessem estar lá. E hoje vocês têm a oportunidade de estar aqui vendo a história sendo reescrita no dia 20 de novembro, o dia em que se torna feriado nacional. Muito obrigado a todos vocês e viva Zumbi dos Palmares!”

 

 

 

Solange Cruz Bichara, Presidenta da Escola de Samba Mocidade Alegre, parceira da Universidade Zumbi dos Palmares

“É uma grande honra. Quero agradecer ao reitor por toda a parceria com a nossa agremiação, com a Mocidade Alegre, por todas as bolsas, por tudo que você faz e tem levado para o nosso povo do samba. Agora a gente está recebendo o Troféu Raça Negra. É muita honra, né? Claudinha, somos acadêmicas, né? Somos imortais na Academia das Artes do Rio de Janeiro. E é isso, eu estou e sempre estarei em prol do samba, em prol da nossa cultura, em prol da nossa busca. Estamos juntos. Vou estar sempre elevando esse nome. Em 2023, a Mocidade foi campeã com o samba-enredo que traz esse trecho: “Pode ter fé que todo preto pode ser o que quiser”. Eu acredito sempre!”

 

 

 

 

 

 

Deise Nunes, primeira Miss Brasil Negra, colaboradora da Universidade Zumbi dos Palmares desde sua criação

“Eu acho que faltou combinar comigo que eu ia receber esse Oscar hoje. Ninguém me falou nada. Então, estou aqui muito feliz, obviamente. Feliz, mais feliz ainda de viver nessa casa cheia. Cheia dos meus. Muito obrigada, Sr. Vicente. Muito obrigada, Francisca. Muito obrigada a todos. Que Deus nos abençoe”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Angelina Basílio, Presidente da Escola de Samba Rosas de Ouro, parceira da Universidade Zumbi dos Palmares

Que noite maravilhosa! Para quem veio do quilombo Brasilândia, receber um  Oscar desse, estou muito feliz, muito emocionada. Alô, comunidade da Rosas de Ouro. Obrigada pela parceria com a Zumbi dos Palmares. Dr. José Vicente, muito obrigada. Eu nunca imaginei, depois de 53 anos no samba, receber um prêmio como esse. Meu coração está transbordando. Salve Zumbi dos Palmares”.

 

 

 

Utilizamos cookies para personalizar a sua experiência neste site. Ao continuar navegando você automaticamente concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pular para o conteúdo