Definitivamente não faltou samba no pé, ritmo, técnica, carisma e simpatia entre as 23 candidatas e os 16 candidatos aos títulos de melhores sambistas no Concurso Samba no Pé 2024, realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares em parceria com a Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba), a Liga SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) e a UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas).
O evento faz parte da 7ª Virada da Consciência 2024 e aconteceu no dia 20 de novembro no Campus da Universidade Zumbi dos Palmares. A Bateria da Escola de Samba Zumbi Zaire entregou com maestria a música aos participantes e animou o público presente.
A campeã Kananda Santos e campeão João Vitor
Após mostrar muito samba no pé, Kananda Santos e João Vitor foram consagrados como os grandes vencedores do dia. Como prêmio, cada um recebeu uma bolsa de estudos integral para o curso de sua escolha na Universidade Zumbi dos Palmares para o ano letivo de 2025 (mediante aprovação no vestibular) e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil.
Mais uma vez, o samba mostrou porque é tão importante para a cultura brasileira e, principalmente para a comunidade negra que tem no samba um forte símbolo de resistência e luta.
Comissão julgadora
A competição foi marcada por apresentações de alto nível e deu trabalho para os jurados que avaliaram com atenção todos os quesitos. A comissão avaliadora foi formada por: Criolé, passista renomado; Rhawane Izidoro, Rainha do Carnaval São Paulo 2023; Nathany Piemonti, Princesa do Carnaval São Paulo 2023; João Carlos, mestre-sala da Águia de Ouro; Débora Justino, diretora financeira da UESP e Paula Osório, professora da Universidade Zumbi dos Palmares.