Skip links

MATERIAL

DIVULGAÇÃO

logomarcas e RÉGUAS DA VIRADA

LOGOMARCA VIRADA DA CONSCIÊNCIA QUADRADA

LOGOMARCA VIRADA DA CONCIÊNCIA REDONDA

RÉGUAS DA VIRADA DA CONSCIÊNCIA

vídeos

presskit

PRESSKIT

textos
de apoio

Universidade Zumbi dos Palmares promove a 6ª Virada da Consciência, a maior já realizada, entre os dias 13 e 20 de novembro, em homenagem à jornalista Gloria Maria

São cerca de 500 eventos entre os realizados pela Zumbi dos Palmares e por seus parceiros que realizarão ações durante todo o mês de novembro, somando centenas de horas de programação cultural, esportiva e de entretenimento para a comunidade, estudiosos e público interessado

 Ações têm foco na conscientização antirracista, educação, respeito, valorização e resgate da população negra

https://viradadaconsciencia.com.br/

21º Troféu Raça Negra: 20 de novembro

  • 12º Congresso Educacional Internacional: 16 e 17 de novembro
  • 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo Flinksampa 2023: 18 e 19 de novembro
  • 8º Festival Afrominuto: 17 de novembro
  • 5ª Corrida e Caminhada da Consciência: 20 de novembro
  • 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial: 16 e 17 de novembro
  • 2º Torneio de Basquete 5×5: 18, 19 e 20 de novembro
  • 2º Concurso Samba no Pé: 18 de novembro
  • 1º Baile Virada da Consciência: 18 de novembro
  • 1º Encontro de Baterias de Escolas de Samba: 19 de novembro
  • 1ª Feijoada da Consciência: 18 de novembro
  • 1º Congresso Unisamba 2023 – Samba do Futuro: Inclusão, Sustentabilidade e Tecnologia: 14 a 17 de novembro
  • Lançamento do livro ‘Maria, Gloria do Brasil’: 18 de novembro
  • Renomeação de creche com nome da jornalista Gloria Maria, 21/11

Universidade Zumbi dos Palmares realiza 6ª Virada da Consciência entre os dias 13 e 20 de novembro

Jornalista Gloria Maria é a grande homenageada da edição desse ano

A 6ª Virada da Consciência, um projeto da Universidade Zumbi dos Palmares, com diversas ações culturais, esportivas, de lazer e entretenimento agitará a cidade de São Paulo de 13 a 20 de novembro.

Criada em 2018 para comemorar a Semana da Consciência Negra, a Virada – que esse ano homenageia a jornalista Gloria Maria – é um movimento civil, empresarial e acadêmico para estimular a igualdade racial, que oferece ao público várias atividades inclusivas. “É um evento de extrema importância para colaborar com o combate ao racismo e incentivar a diversidade racial”, define o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

A instituição vai promover cerca de 15 atividades durante a Virada 2023, mas, no total, serão mais de 500 ações durante o mês de novembro. O evento começa oficialmente no dia 13 de novembro, às 11h, na Fábrica do Samba, com a presença, entre outros, de autoridades, artistas e comunidade do samba.

1º Congresso do Samba, 14 a 17/11, Fábrica do Samba

Com a curadoria da jornalista, doutora e mestre em Ciência da Religião, Claudia Alexandre, a 1ª edição desse evento tem o objetivo de “unir as comunidades do samba e a acadêmica para debater e promover a troca de conhecimento sobre o potencial das organizações carnavalescas de São Paulo e, dessa forma, manter as redes de sociabilidade e solidariedade que marcam a origem dessas expressões da cultura afro-brasileira”.

Voltado para as comunidades carnavalescas, sambistas, pesquisadores, professores e demais interessados no tema, o Congresso Unisamba terá quatro mesas temáticas e será realizado das 19h30 às 21h30 no Auditório da Fábrica do Samba. No feriado de 15 de novembro a atividade será das 16h30 às 18h30, excepcionalmente.

Programa:

*14/11- o primeiro debate tem como tema Mulheres e o Carnaval: o matriarcado e o papel feminino na organização do carnaval paulistano” e vai reunir Edleia dos Santos, ex-presidente da UESP; Solange Cruz Bichara Rezende, presidente da Mocidade Alegre; Rosemeire Marcondes, presidente de Honra da Lavapés Pirata Negro; Lyllian Bragança, jornalista, especialista no carnaval de São Paulo e cofundadora do coletivo Sambaquilomba; com mediação de Maitê Freitas, jornalista, ensaísta, idealizadora da Plataforma Samba Sampa e coordenadora executiva da Editora Oralituras.

*15/11- Escolas de samba: território de sociabilidade e sustentabilidade é o tema da mesa a ser realizada no feriado, com a participação de Vanessa Dias, psicóloga, empreendedora social e diretora social da Rosas de Ouro; Vânia Vilhena, psicopedagoga, especialista em análise do comportamento aplicado, diretora do Colégio Sta. Julia e diretora social da Unidos de Vila Maria; Tadeu Kaçula, sociólogo, escritor, sambista, mestre e doutorando em Mudança Social e Participação Política (USP); Juarez Xavier, jornalista, ativista antirracista, professor da UNESP, vice-Diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design Faac/Unesp/Bauru e presidente do Fórum das Vice Direções da Universidade Estadual Paulista; com mediação de Oswaldo Faustino, jornalista, escritor e estudioso das relações étnico-raciais

*16/11 – Alberto João, jornalista e proprietário do site CARNAVALESCO; Oswaldo Faustino, jornalista, escritor e estudioso das relações étnico-raciais; Sidnei França, diretor artístico, autor, palestrante e carnavalesco; Tiaraju Pablo, cientista Social, professor da Unifesp/Campus Zona Leste e coordenador do Centro de Estudos Periféricos (CEP) reúnem-se para analisar O turismo, a festa e os desfiles das escolas de samba na economia da cidade de São Paulo. A mediação é de Thobias da Vai-Vai, radialista e presidente de honra da Escola.

* 17/11 – O debate é sobre Tradição e modernidade: o futuro que queremos para o samba de São Paulo e dele participam Fernando Penteado, jornalista, compositor, sambista e escritor sustentável; Bruno Baronetti, historiador, pesquisador da Cultura Popular Brasileira e doutor em História Social (USP); Moisés da Rocha, radialista, comunicador social, especialista em abordagens sobre sambas e apresentador do programa O Samba Pede Passagem (Rádio USP FM); Claudia Alexandre, jornalista, radialista e doutora em Ciência da Religião (PUC-SP). AdrianaTerra, jornalista, professora, pesquisadora, doutoranda em filosofia (USP), Mobiliza Saracura Vai-Vai, fará a mediação.

O Congresso é gratuito e oferece 70 vagas por dia, a serem entregues por ordem de chegada, na Fábrica do Samba, que fica na Av. Dr. Abraão Ribeiro, 505 – Bom Retiro.

3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, 16 e 17/11, Fiesp

Criado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum Internacional da Equidade Racial Empresarial tem como objetivo reunir empresas e instituições brasileiras e do exterior para informar, conscientizar, sensibilizar e estimular o enfrentamento e combate ao racismo e à intolerância racial. Outro de seus objetivos é ampliar e fortalecer a presença de profissionais negros no ambiente corporativo e na vida empresarial.

O evento é realizado anualmente com a presença de lideranças das empresas, autoridades, personalidades corporativas, acadêmicas e do ambiente legal e promove debates e reflexões sobre o tema da diversidade racial, apresenta os resultados do Índice de Equidade Racial Empresarial e, nessa edição, vai lançar a Carta sobre o assunto.

Os temas centrais dessa 4ª edição são a Neoreindustrialização, Inclusão, Diversidade, Mudanças Climáticas e Descarbonização da Economia. Haverá mesas de debate sobre recursos humanos; integridade, compliance e auditorias; regulação, fiscalização e ambiente legal; sensibilização e mobilização; e comunicação e cases de destaque.

Além da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e Fiesp, onde ocorrerá, o Fórum tem como correalizadores o Mover – Movimento Empresas pela Equidade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI +, a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o CDEES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Presidência da República e debaterá como tema central : Neoreindustrialização, Inclusão, Diversidade, Mudanças Climáticas e Descarbonização da Economia.

Na abertura do Fórum, serão conhecidos os ganhadores do 11º Hackathon – Desconstruindo o Racismo nas Relações Digitais, que integra as ações do programa #RacismoZero. A proposta do evento é incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para promover a inovação, inclusão e igualdade. De acordo com Carlos Beltrão, head de criatividade e inovação do Ecossistema Black, hub da Universidade Zumbi dos Palmares no qual será incubada a solução vencedora, “o evento vai reunir equipes multidisciplinares empenhadas em aplicar a metodologia de resolução de problemas das startups à desconstrução do racismo presente nas relações digitais”.

Beltrão diz ainda que “o primeiro desafio é despertar a atitude antirracista nos participantes, além de alertá-los quanto às manifestações, práticas e vieses que tornam o racismo velado um traço tão característico da sociedade brasileira”.

12º Congresso Internacional – “O Brasil que queremos ter” com mesas de diálogos sob a ótica da Educação, Comunicação, Cultura e ESG – 16 e 17/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares  

O evento vai reunir palestrantes brasileiros e internacionais e é um dos mais relevantes legados dos trabalhos da Universidade Zumbi dos Palmares como protagonista de ações afirmativas e novos paradigmas de combate ao racismo estrutural. Nessa 12ª edição, agências de publicidade anunciarão o custeio de bolsas de estudos para estudantes pretos e vulneráveis e o ex-ministro de Educação, Cristovam Buarque, lançará a 2ª edição do livro “A última trincheira da educação”. 

O primeiro painel do Congresso da Universidade Zumbi dos Palmares é sobre A educação antirracista para a formação étnico-racial e de cidadãos livres de preconceito – a contribuição da educação, da base à universidade e vai mostrá-la como instrumento para mitigar os impactos nocivos do racismo e das várias formas de discriminação, como misoginia, trans e legtbfobia, além da xenofobia.

Comunicação: combate à prevalência da estética dominante na comunicação – em busca da inclusão e promoção da igualdade é o tema da segunda mesa de debates e, partindo das premissas e metas do Observatório da Diversidade na Publicidade, vai analisar como a agenda racial encontra caminhos tangíveis no dia a dia a dia das agências de publicidade e da imprensa brasileiras.

O terceiro tema do encontro é Comunicação vs Pessoas Negras: as vivências internacionais analisadas sob essa perspectiva, durante o qual será debatida a representação das pessoas negras na mídia convencional e como isso afeta a percepção pública, a autoidentidade e as dinâmicas comunitárias.

O último painel do dia é sobre Cultura: a expulsão do racismo estrutural das telenovelas brasileiras – a hora e a vez do Brasil real, para analisar a importância da televisão para reparar a imagem, disseminada por anos, de um Brasil irreal, formado apenas por famílias que destoam em cor e a real representação do povo brasileiro.

No dia 17, também a partir das 19h, o Congresso retoma seus debates. O primeiro deles é sobre O ESG como ferramenta de oposição às formas de opressão – a promoção do social por meio da inclusão para analisar como a pauta ESG pode e deve se fazer presente no processo de contratação inclusivo, possibilitando a representatividade gerada pelo acesso a oportunidades para pessoas negras.

Em seguida, o tema é Sustentabilidade: o protagonismo de pessoas negras na agenda de sustentabilidade – possíveis soluções para a dissolução do racismo ambiental, em que se pretende debater como as universidades estão dialogando e preparando mentes para enfrentar os desafios e como a população negra, a que mais vai sofrer os efeitos da mudança climática, está sendo considerada no centro desses diálogos.

Cotas ou ações afirmativas – lições do Brasil e além é o tema do painel que vai debater os efeitos tangíveis do sistema de cotas na educação e as oportunidades para afro-brasileiros e povos indígenas, bem como analisar o quadro legal desse sistema e as mudanças ou desafios que surgiram desde sua criação.

O 12º Congresso Internacional se encerra com uma análise sobre Barreiras limitantes no ensino superior – as universidades como vetor de transformação para uma sociedade plural. O foco é mostrar como as instituições de ensino superior podem contribuir para que que seus alunos sejam inseridos no mercado de trabalho predominantemente branco, com chances de construir um plano de carreira.

O 12º Congresso Internacional da Universidade Zumbi dos Palmares tem como parceiros o Canal Futura, a ECA/USP, entidades de classe como o Sindicato dos Jornalistas Pretos, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, veículos de imprensa e agências de propaganda.

Para participar do evento, que será realizado no Campus da universidade, basta comparecer nos horários definidos na Av. Santos Dumont, 843.

8º Afrominuto, 17/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares

Parte do calendário escolar paulista, o Festival Afrominuto chega à 8ª edição com a missão de aprofundar a questão do protagonismo negro, excluir as desigualdades raciais ainda existentes, combater a discriminação de maneira participativa e valorizar a contribuição dos afrodescendentes na sociedade brasileira.

O evento, que vai homenagear a vida e a carreira de Gloria Maria, a primeira jornalista negra a atuar em uma emissora de TV brasileira, integra a programação da 6ª Virada da Consciência, um projeto da Universidade Zumbi dos Palmares. No dia 17 os vencedores serão conhecidos e premiados. A Universidade Zumbi dos Palmares e os alunos do curso de Publicidade e Propaganda escolherão os quatro vídeos vencedores, nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e a modalidade Ensino de Jovens e Adultos

A meta é incentivar os estudantes de mais de cinco mil escolas do Estado de São Paulo, das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e São Bernardo do Campo, SESI, Campus de Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo a pesquisar e promover o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais de um minuto, a serem feitas com a colaboração de seus professores.

11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Flinksampa 2023, 18 e 19/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares

Com curadoria do jornalista, professor e crítico literário Tom Farias, a Flinksampa também escolheu a jornalista Gloria Maria como patrona, “por sua luta contra o racismo, em prol das mulheres negras, da igualdade e da conquista de uma humanidade para todos os brasileiros, independentemente de raça, cor ou credo religioso”. Ele lembra ainda que “a jornalista foi uma das grandes incentivadoras da fundação da Universidade Zumbi dos Palmares e paraninfa de nossas primeiras turmas. Recebeu o Troféu Raça Negra, tendo sido uma das apresentadoras de sua última edição”.

Gloria: A jornalista que encarou a TV brasileira é o tema do primeiro painel da FlinkSampa, no dia 18 de novembro, das 14h30 às 16h, para analisar o papel desempenhado e a presença da mulher negra na TV brasileira e o impacto causado no telespectador não habituado a uma pessoa como ela no cenário nacional. Para debater o tema, estarão presentes o escritor e humorista Helio de la Peña e as jornalistas Alinne Prado (Rede TV), Indianara Campos (Rede Globo) e, como mediadora, Flavia Lima (Folha de S. Paulo).

Em seguida, das 16h30 às 18h30, os jornalistas Karla Lucena, Paola Deodoro (Record TV) e Francisca Rodrigues terão como tema O jornalismo sem fronteiras no mundo, para analisar a importância das reportagens de Gloria Maria em mais de 100 países e sua coragem de abordar qualquer assunto.

No dia 19 de novembro, a Flinksampa prossegue das 14 às 16h com o tema Herdeiras/os de Gloria Maria: trajetórias e percursos, para mostrar como a presença da jornalista negra em uma das maiores emissoras de TV do País influenciou gerações e impactou o sonho de mulheres e homens que vivem da comunicação. Participam dessa conversa o apresentador Zeca Camargo, as jornalistas Louise Maiana, Tatila Amaral (As Herdeiras) e Jennifer Dutra (As Herdeiras).

O outro debate ocorre entre às 16h30 e 18h30 e o tema será Gloria: uma profissional ao vivo e em cores, que vai analisar sua presença constante no jornalismo apesar do racismo e das questões sociais, tendo enfrentado inúmeras barreiras e preconceitos. Participam desse painel as jornalistas Leticia Vidica, Dulcinéia Novaes (TV Globo), Emilia Bizzotto (TV Cultura) e, como mediador, Tom Farias.

FlinkSampa Digital – haverá ainda duas mesas virtuais nos dias 18 e 19 de novembro. A primeira terá participação da escritora moçambicana Paulista Chiziane, ganhadora do Prêmio Camões de Literatura, e do escritor e romancista angolano Antonio Quino; e a segunda inclui o músico, escritor e poeta angolano radicado na Alemanha Kalaf Epalanga e a jurista e escritora de Cabo Verde Vera Duarte Pina. Em ambas, cuja mediação será de Tom Farias, os escritores debaterão suas obras e processos literários. Para assistir às conversas, basta acessar o site: www.flinksampa.com.br.

Para participar da Flinksampa 2023 basta comparecer nos horários definidos no Campus da Universidade, que fica na Av. Santos Dumont, 843.

Lançamento do livro Maria, Gloria do Brasil, 18 e 19/11, Campus da Universidade

O lançamento do livro vai ocorrer em dois dias. Idealizado por Tom Farias e escrito em colaboração por jornalistas, profissionais de comunicação e apresentadores de TV, entre os quais Flavia Oliveira (Globo News), Dulcineia Novaes (TV Globo), Francisca Rodrigues, Luciana Barreto (CNN Brasil) e Zeca Camargo.

2º Torneio de Basquete 5×5, 18 a 20/11, Clube Esperia

O 2º Torneio de Basquete vai reunir 16 equipes, entre femininas e masculinas, convidadas pela NDU – Novo Desporto Universitário, liga que organiza a competição, entre as melhores do primeiro semestre de 2023. As duas equipes da Universidade Zumbi dos Palmares vão participar do torneio – a feminina está posicionada no 1º ligar do ranking de basquete da liga e a masculina, em 7º.

Também vão competir as equipes masculinas do Insper, Engenharia Mackenzie, ESPM, Federal do ABC, Medicina Santo Amaro, Getúlio Vargas e Politécnica da USP. As equipes femininas confirmadas são Direito USP, Medicina Santa Casa, Medicina Santo Amaro, Politécnica USP e Escola de Educação Física e Esporte USP. Ainda faltam duas vagas.

Com arbitragem da Federação Paulista de Basquete, o campeonato será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, das 16 às 22h; e no dia 20, das 15 às 18h.

As duas equipes vencedoras receberão troféus e a entrada é aberta a todos os interessados.

1º Baile da Consciência Negra, 18/11, Clube Esperia

A Universidade Zumbi dos Palmares e o Musicaliando promovem, nesse dia, a partir das 22 h, o 1º Baile da Consciência, que, a exemplo de todos os demais eventos da Virada, pretende celebrar a diversidade e a cultura afro-brasileira com música, dança e história.

Os ingressos, que custam R$ 50,00, podem ser adquiridos pelo link Musicaliando no Clube Espéria – A Festa da Consciência Negra (clubedoingresso.com)

2º Concurso Samba no Pé, 18/11, Fábrica do Samba

O concurso é realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares por meio da UNISAMBA (união das instituições do Carnaval de SP), em parceria com Federação Nacional das Escolas de Samba, Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e União das Escolas de Samba Paulistanas.

De acordo com o regulamento, os avaliadores levarão em consideração para a escolha dos vencedores os quesitos Samba no Pé, Simpatia e Elegância. As apresentações serão coordenadas por um coreógrafo contratado pela comissão para garantir qualidade artística. Todos os candidatos deverão cumprir as orientações definidas no ensaio, caso contrário serão passíveis de desclassificação. Haverá 30 segundos de “partido alto” e 30 segundo de “samba enredo” e os participantes não poderão usar fantasias,

A campeã e o campeão do concurso serão os que obtiverem o maior número de pontos e receberão o título de Samba no Pé Feminino e Masculino. Os prêmios incluem a Faixa Samba no Pé, bolsa de estudo no valor de 100% do curso de graduação da Universidade Zumbis dos Palmares.

As inscrições estão abertas até dia 31 de outubro pelo site www.viradadaconsciencia.com.br/concursosambanope. Podem participar candidatas e candidatos brasileiros ou naturalizados, idade mínima de 18 anos.

1ª Feijoada da Consciência, 18/11, Fábrica do Samba

Quem quiser participar de uma experiência gastronômica que combina a tradicional feijoada com música já tem data marcada: 18 de novembro, das 13 às 15h30. Nesse dia, a Universidades Zumbi dos Palmares, Unisamba, Liga das Escolas de Samba de São Paulo e a União das Escolas de Samba Paulistanas realizarão a 1ª Feijoada da Consciência na Fábrica do Samba, um evento ideal para reunir a família e os amigos.

A música ficará a cargo do DJ Estevão 2PAC e do Projeto Cabeça Branca. Os ingressos custam R$ 30 (bebidas à parte) e podem ser adquiridos na UESP e na LigaSP. A Fábrica do Samba fica na av. Abraão Ribeiro, 505, no Bom Retiro.

1º e Maior Encontro de baterias e ritmistas de Escolas de Samba, 19/11, Avenida Paulista, entre a Fiesp e o Masp

No domingo, 19/11, às 14h, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo e a UESP prometem realizar o maior encontro de baterias do mundo com cerca de 1000 ritmistas de dezenas de escolas de Samba de São Paulo.  Os sambistas ocuparão a avenida Paulista entre os prédios do Masp e a  Fiesp.

5ª Corrida e Caminhada da Consciência, 20/11, Praça Heróis da FEB

Iniciativa da Universidade Zumbi dos Palmares, a corrida, que começa às 7h, tem 5km e a caminhada, 2,5 km pelas avenidas Santos Dumont e Braz Leme em um percurso predominantemente plano. A corrida vai premiar os três primeiros homens e as três primeiras mulheres que concluírem o trajeto. Eles receberão seus troféus na arena montada na Praça Heróis da FEB, local de largada e chegada. Todos os demais participantes do evento receberão medalhas.

A prova também terá uma categoria universitária, na qual os atletas representantes de Instituições de Ensino Superior e Atléticas filiadas ao Novo Desporto Universitário serão ranqueados e premiados de acordo com desempenho nos naipes masculino e feminino. A prova conta pontos para o ranking geral da entidade na temporada 2023.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 14 de novembro. Da corrida podem participar pessoas acima dos 16 anos e, da caminhada, os interessados com mais de 14 anos.

O valor da inscrição é de R$ 80. Basta acessar CORRIDA E CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA (ticketsports.com.br), link em que também está disponível o regulamento do evento.

21ª edição do Troféu Raça Negra, 20/11, Sala São Paulo

A cerimônia apresenta à sociedade brasileira as personalidades negras que se destacaram em várias áreas de atuação, da política às artes, da economia à educação. Esse ano, o evento homenageará a jornalista Gloria Maria e reconhecerá ações afirmativas, pessoas e empresas que fazem a diferença no combate ao racismo.

Glória Maria é a homenageada especial do Troféu Raça Negra

Personalidades negras e não negras que militam em prol da igualdade racial por meio de ações afirmativas ou cuja biografia é exemplo de sucesso dentro dessa perspectiva, reúnem-se na noite de 20 de novembro, na Sala São Paulo, para prestigiar o “Oscar” da Comunidade Negra.

A grande homenageada do Troféu Raça Negra será a jornalista Glória Maria, a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951. A lei não considerava o racismo crime, mas contravenção. Gloria Maria foi pioneira em várias ocasiões na sua carreira: a primeira repórter negra da TV brasileira (tornou-se repórter num tempo em que os repórteres sequer apareciam nos vídeos); a primeira repórter negra a aparecer ao vivo em transmissão; a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional e a primeira negra a apresentar o “Fantástico”, entre outras conquistas.

Tradicionalmente glamorosa, a festa do Troféu Raça Negra foi criada pela Afrobras – Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural para prestigiar aqueles que escrevem a história do povo negro no cenário internacional e que, por isso, conseguiram o reconhecimento de seu trabalho. Dirigida pelo ator e diretor Eduardo Acaiabe, com direção musical do renomado produtor Kastrup – premiado com o Latin Grammy Award/Best MPB pelo álbum com Elza Soares em 2016, e que deu forma aos dois aclamados  (espaço) álbuns de Elza Soares:  A mulher do fim do mundo (2015) e  Deus é mulher (2018).

A cerimônia de entrega da 21ª edição do Troféu Raça Negra contará com a presença de autoridades, artistas, ativistas, escritores e empresários engajados na causa da igualdade.

O orador da abertura de entrega do Troféu Raça Negra será o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Barroso, que também receberá a estatueta.

As apresentadoras da premiação:

A cerimônia de entrega da estatueta de Zumbi dos Palmares deste ano será apresentada por Mirella Archangelo e Joyce Ribeiro.

Carinhosamente apelidada de “mini Glória Maria”, Mirella, aos 17 anos, tem a incrível honra de apresentar a 21ª edição do Troféu Raça Negra. Essa história começou em 2017 quando Mirella, com apenas 11 anos na época, viralizou na internet ao denunciar as condições precárias das ruas na periferia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foi então que Glória Maria, a inspiração de Mirella, a conheceu e juntas fizeram história no Fantástico.

A jornalista e apresentadora, Joyce Ribeiro, da bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura (todos os dias às 12h), já é veterana como mestre de cerimônias do troféu e também foi premiada no mesmo ano da Gloria Maria. 

Nem só os premiados brilharão no palco do Troféu Raça Negra, realizado na Sala São Paulo. A cerimônia contará com as presenças dos artistas: Deo Garcez, Elisa Lucinda, Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Drayson Menezzes, Zezé Motta, Tony Gordon e Marisol, entre outros grandes nomes, incluindo diversos jornalistas.

SOBRE O TROFÉU RAÇA NEGRA

O Troféu Raça Negra, realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Afrobras foi criado em 2000 durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e se tornou anual a partir de 2004, sempre reconhecendo uma personalidade de destaque da comunidade negra nacional ou internacional. Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal, Cartola, Tony Tornado e Mano Brown foram alguns dos laureados do Prêmio.

SERVIÇO

Troféu Raça Negra 2023

Data: 20 de novembro

Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos)

Hora: 19h

Evento para convidados

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.trofeuracanegra.com.br

Atendimento à imprensa

Carlos Romero: (11) 9 7728-0581

E-mail: rc10comunicacao@gmail.com

Show com Artistas, 20/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o evento, marcado para começar às 14h, vai reunir grandes nomes da música brasileira, que serão anunciados em breve.

Renomeação de creche com o nome de Gloria Maria, 20/11

A Universidade Zumbi dos Palmares lidera a iniciativa de nomear locais públicos com nomes de personalidades pretas, caso da escritora Carolina de Jesus, autora de Quarto de Despejo e o músico Luis Melodia.

Mais informações no site do evento: www.viradadaconsciência.com.br.

Universidade Zumbi dos Palmares anuncia a programação da 6ª Virada da Consciência

Evento será realizado entre 13 e 20 de novembro e tem o Grupo Carrefour como patrocinador oficial. Ações têm foco na conscientização antirracista, educação, respeito, valorização e resgate da população negra

O reitor Jose Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares, anunciou na manhã de hoje (25/10), durante coletiva à imprensa, a programação da Virada da Consciência, que será realizada em São Paulo entre os dias 13 e 20 de novembro. O evento tem foco na conscientização antirracista, na valorização e resgate da população negra, razão pela qual o reitor destacou que, na véspera, o Senado aprovou a lei de Cotas, que passa a valer até 2033. Ele lembrou ainda três fatos relevantes: a campanha Cotas Sim começou dentro da instituição de ensino, a instituição do Dia da Consciência Negra como feriado em São Paulo e a campanha Zumbi Resiste, criado pelos alunos da universidade, cujo movimento resultou na aprovação, pela Câmara Municipal de São Paulo, da substituição do nome da rua Domingos Jorge Velho para Zumbi dos Palmares. O reitor agradeceu ao Grupo Carrefour, cujo apoio colabora para “pavimentar o caminho da diversidade e da equidade racial”.

Vicente disse ainda que a 6ª Virada da Consciência, que homenageará a jornalista Gloria Maria, vai somar cerca de 500 atividades e está sendo realizada com o apoio de 100 parceiros. Outro destaque da edição desse ano é a participação da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e da União das Escolas de Samba Paulistanas, que vão prover eventos ligados ao samba, como o 1º Encontro de Baterias de Escolas de Samba. Rafael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, lembrou a criação da entidade em 2015 e a construção desde então de “um caminho de acesso à diversidade e à promoção da equidade racial”. A Iniciativa conta hoje com 70 grandes empresas, que representam R$ 1,3 trilhão de faturamento e 4 milhões de pessoas. E destacou a realização do  3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial, nos dias 16 e 17 de novembro, na Fiesp.

Eduardo Acaiabe, diretor artístico do Troféu Raça Negra – que reconhece ações afirmativas, pessoas e empresas que fazem a diferença no combate ao racismo e será entregue no dia 20 de novembro – adiantou três atrações da festa, que são a presença de Zezé Motta, Marissol Mwaba e Tony Gordon.

A importância da participação do samba como manifestação cultural foi lembrada por Alexandre Magno, presidente da UESP, que destacou a realização do Concurso Samba no Pé, no dia 18 de novembro. Tobias, da Vai Vai, disse que “tinha o sonho de ver o samba na universidade”, o que foi concretizado com a Unisamba.

Encerrando a coletiva, a diretora de Marca Corporativa do Grupo Carrefour, Naira de Paula, salientou que a diversidade está conectada com a empresa, que vai convidar todos os seus colaboradores, famílias e fornecedores a participar dos eventos da Virada”. Ela destacou ainda que o grupo estará presente no 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial.

 Naira reforçou ainda que é muito importante a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares para difundir a luta pela educação antirracista nas empresas e sociedade como um todo.

Virada da Consciência – Eventos Universidade Zumbi dos Palmares

https://viradadaconsciencia.com.br/

  • 21º Troféu Raça Negra: 20 de novembro
  • 12º Congresso Educacional Internacional: 16 e 17 de novembro
  • 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo Flinksampa 2023: 18 e 19 de novembro
  • 8º Festival Afrominuto: 17 de novembro
  • 5ª Corrida e Caminhada da Consciência: 20 de novembro
  • 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial: 16 e 17 de novembro
  • 2º Torneio de Basquete 5×5: 18, 19 e 20 de novembro
  • 2º Concurso Samba no Pé: 18 de novembro
  • 1º Baile Virada da Consciência: 18 de novembro
  • 1º Encontro de Baterias de Escolas de Samba: 19 de novembro
  • 1ª Feijoada da Consciência: 18 de novembro
  • 1º Congresso Unisamba 2023 – Samba do Futuro: Inclusão, Sustentabilidade e Tecnologia: 14 a 17 de novembro
  • Lançamento do livro ‘Maria, Gloria do Brasil’: 18 de novembro
  • Renomeação de creche com nome da jornalista Gloria Maria, 21/11

contato assessoria de imprensa

LGF Press
Luciana Frei
(11) 9 5134 9665
luciana@lgfpress.com.br

Este site usa seus cookies para melhorar a sua experiência.