Skip links

Saiu no site do Gov.SP: Crianças reproduzem entrevistas icônicas de Glória Maria e vencem Festival Afro Minuto de 2023

Duas escolas da rede estadual de ensino estão entre as quatro vencedoras do 8º Festival Afro Minuto, que neste ano homenageia a jornalista Glória Maria. Na cidade de Mogi Mirim, crianças da Escola Estadual Professora Nair de Almeida reproduziram entrevistas icônicas da jornalista com Freddie Mercury, Madonna e com o rei Roberto Carlos e venceram a categoria anos iniciais do Ensino Fundamental.

A premiação está marcada para esta sexta-feira (17), às 10h, na Universidade Zumbi dos Palmares — organizadora do festival — durante a Virada da Consciência. Além da escola de anos iniciais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) também será representada na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vídeo da aluna Marlene Aparecida de Paula e da professora Maria Eliana Costa de Oliveira, do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Avaré.

‘Mini Glória Maria’

Cristhian Ramalho Coppde, Larissa Vitória Souza Zordan, Lorena Santos de Morais, as crianças vencedoras da categoria anos iniciais, têm entre 8 e 9 anos de idade, estão matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nair de Almeida, aceitaram o desafio para a homenagem proposto pela professora Valéria Patrícia Rossini Barbosa e se transformaram em Glória Maria, Freddie Mercury, Madonna, rei Roberto Carlos e Sérgio Chapelin.

“Reunimos os estudantes e conversamos sobre o projeto, depois começamos juntos uma pesquisa sobre a vida da Glória Maria”, conta a professora, que destaca o protagonismo dos pequenos. “Desde o início, eles deram opiniões, trouxeram informações e tudo o que foi feito partiu da ideia deles, eu apenas adequei e organizei. Outros alunos da sala participaram da concepção, não apenas os três que aparecem no vídeo”, continua a professora Valéria.

Lorena Santos de Morais, que interpreta Gloria Maria no vídeo, reconhece a jornalista como sua heroína. “Ela fez muitas coisas, falou com várias pessoas e teve muita coragem enfrentando o racismo”, afirma.

O vídeo foi gravado pelo celular da própria docente. Segundo ela, além do processo de entendimento sobre a importância do combate ao racismo e letramento racial, os estudantes ainda desenvolveram novas habilidades de leitura e escrita durante o processo.

O Afro Minuto

O festival, que recebe inscrições de alunos das redes pública e privada do estado e do Serviço Nacional da Indústria (Sesi), desafia estudantes a criarem uma produção em vídeo com duração de até um minuto, utilizando qualquer tipo de equipamento de captação de imagens, inclusive, o celular, sobre um tema proposto a cada edição. Neste ano, o tema foi a vida e a carreira de Glória Maria, primeira jornalista negra a atuar em uma emissora de TV brasileira, que faleceu em 2 de fevereiro deste ano.

“O Afro Minuto tem a missão de aprofundar a questão do protagonismo negro, excluir as desigualdades raciais ainda existentes, combater a discriminação de maneira participativa e valorizar a contribuição dos afrodescendentes na sociedade brasileira”, explica o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e presidente da ONG Afrobras, José Vicente.

Nas edições anteriores, o festival Afro Minuto homenageou outras personalidades brasileiras: Luiz Gama, Paulo Lins, Conceição Evaristo, Machado de Assis, Milton Santos e Lima Barreto.

“Urge a necessidade de falar sobre a população negra para além da ferida histórica causada pela escravidão, enxergando-os enquanto as potências que são e exaltando a riqueza da cultura afro-brasileira. Em consonância com as práticas previstas na Lei nº 10.639, que estabelece a inclusão da cultura afro-brasileira no currículo, ações como o Festival e o concurso potencializam a construção identitária positiva dos estudantes dentro do ambiente escolar”, afirma Adriana dos Santos, do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (Demod) da Seduc-SP.

A premiação e os vencedores

A cerimônia de encerramento do Festival Afro Minuto acontece nesta sexta-feira (17), a partir das 10h, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na avenida Santos Dumont, 843, na Ponte Pequena, na capital.

Os ganhadores receberão da Universidade Zumbi dos Palmares os seguintes prêmios:

  • Prêmio para os estudantes (individual e por categoria): Certificado de participação e um aparelho kindle por estudante da equipe;
  • Prêmio para o professor(a) orientador(a): Certificado de participação e livros de literatura afro-brasileira da Editora Unipalmares e/ou de editoras parceiras;
  • Prêmio para escola: Certificado de participação e livros de literatura afro-brasileira da Editora Unipalmares e/ou de editoras parceiras para a biblioteca.

Confira a lista de vencedores de 2023 do Festival Afro Minuto:

  • Curta: Glória Maria, A Inspiração

Vencedor Categoria Ensino Fundamental (anos iniciais)

Instituição: E. E. Prof. Nair de Almeida – Mogi Mirim

Alunos: Cristhian Ramalho Coppde, Larissa Vitória Souza Zordan e Lorena Santos de Morais

Professora: Valeria Patricia Rossini Barbosa

 

  • Curta: Uma Mulher

Vencedor Categoria Ensino Fundamental (anos finais)

Instituição: EMEF Campo Limpo III – Luisa Rosária de Oliveira Dias

Alunos: Beatriz Real de Oliveira Silva, Ludymilla Cruz de Oliveira, Maria Eduarda Almeida Silva

Professora: Joelma Rodrigues Mesquita

 

  • Curta: Inspiradora Glória Maria

Vencedor Categoria Ensino Médio

Instituição: Sesi Tatui 024

Alunos: Andrew Ryuji kimura Gutiama, Kierann Kenji Gutiama, Sâmela Cristina Fogaça

Professor: Roque Ventura Júnior

 

  • Curta: Vida e Carreira de Glória Maria

Vencedor Categoria EJA

Instituição: CEEJA Avaré

Aluna: Marlene Aparecida de Paula

Professora: Maria Eliana Costa de Oliveira

Leave a comment

Este site usa seus cookies para melhorar a sua experiência.